Novidade

Novas lixeiras no Laranjal

A Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) está distribuindo 90 coletores na praia, que irão ocupar a orla e a areia

Paulo Rossi -

Por: Rafaela Rosa
[email protected]

Quem passou pela orla da praia do Laranjal no último final de semana percebeu mudanças. O local recebeu novas lixeiras, todas de concreto, que foram espalhadas na areia entre o calçadão e a lagoa. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) e irá substituir os antigos coletores, que já estavam apresentando problemas, e facilitar o acesso para o público.

Até sexta-feira (19) as novas unidades estarão todas instaladas, sendo 52 ao longo da orla e 38 na areia. De acordo com o responsável da pasta, Gilmar Bazanella, a atitude tem o propósito de diminuir resíduos na beira da praia e incentivar a separação correta do lixo. "Antes elas estavam muito concentradas no calçadão, agora iremos ampliar para a areia", informou.

Anteriormente, cerca de 60 metros distanciavam uma lixeira da outra, no Calçadão, agora a distância caiu pela metade e as areias também passaram a contar com os coletores. A distância foi pensada para colaborar com o público que frequenta a praia e precisa realiza o descarte do seu lixo. Durante a construção do projeto, foi visto que uma grande quantidade de resíduos se acumulava entre um recipiente e outro e também na areia, por isso a decisão de deixa-las mais próximas. Agora, não tem mais desculpa. É a hora da comunidade colaborar.

A ação visa facilitar o descarte de lixo para o público que está de passagem, e não para estabelecimentos comerciais e moradores. "Haverá uma panfletagem para conscientizar a população", enfatizou. A coleta dos novos recipientes será responsabilidade da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) e com o aumento do número de reservatórios poderá deixar de ser feita diariamente, passando a ser de dois em dois dias. "Iremos ver a demanda e nos esforçar para isso não acontecer", explicou o secretário da Ssui, Antônio Ozório. Diariamente, são recolhidos cerca de 3 mil quilos de lixo da orla da praia e no verão este número pode dobrar.

Moradora da praia há 20 anos, Daniele Krüger, relata que caminhava bastante até encontrar um depósito para descartar o lixo e agora será mais fácil. "Fazia falta mais lixeiras, mas esteticamente estragou pela grande quantidade", observou. Para Luã Gill, que passeava pela praia, as novas aquisições causaram surpresa. O jovem de 28 anos defende a ação, mas acredita que depende da colaboração do público para funcionar.

As novas lixeiras foram doadas pelo Sanep e as antigas, de metal, serão retiradas e levadas para o Barro Duro. Todos reservatórios serão grafitados até o fim deste mês por um grupo de artistas pelotenses. As pinturas terão como tema as relações da sociedade com a lagoa e também mensagens de conscientização com o meio ambiente.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Nove postos de saúde terão atendimento à noite Anterior

Nove postos de saúde terão atendimento à noite

Próximo

Pedro Osório: Secretaria e Obras finaliza reforma do sistema de esgoto no Matarazzo

Deixe seu comentário